Guia de bolso para escritores iniciantes (Como Você Aceita Críticas?) #10

5e48dc8f78b6bc6351533358ec3d0bbfEsse é um assunto um pouco polêmico, mas esse Guia serve exatamente para sempre aconselhar os escritores iniciantes, e saber lidar com as críticas é algo essencial para a sua evolução.

Primeiro vamos compreender algo muito importante. Críticas são necessárias! A pessoa que nunca foi criticada, ou que nunca teve uma falha apontada na sua obra, ela nunca evoluiu. Erros são necessários para que haja acertos. Saber ser humilde para reconhecer que sua obra não é perfeita e que sempre pode ficar melhor é o primeiro passo para saber lidar com críticas.

Também saber que nem sempre você vai agradar a todos é algo muito importante. Um ótimo exemplo para ilustrar isso é o livro: Cinquenta tons de cinzas. Esse livro ele é considerado pelos críticos, e pessoas que intendem de literatura como um “lixo literário” o livro foi mal escrito, tem narrativas sobressalentes, e muitos dizem que o livro causa até bloqueio criativo, de tão ruim que é. E muitas pessoas adoram o livro. Isso representa muito bem essa diversidade de opiniões que existe no mundo literário.

Então é importante saber lidar com críticas negativas, use elas como combustível para melhorar, nunca ao contrário. Pensamentos negativos como: “Logo que meu livro foi criticado, vou desistir” ou, “ninguém gosta do meu livro” cria algo no seu subconsciente algo chamado “auto sabotagem” eu vou falar sobre a auto sabotagem literária mais para frente, mas é algo que interfere diretamente na sua evolução na escrita.

Último ponto que gostaria de adicionar é algo extremante importante. Você sabe diferenciar uma crítica construtiva para uma crítica destrutiva? Uma crítica construtiva é aquela crítica que vem para adicionar algo de bom na sua vida, na sua obra. Uma crítica destrutiva é aquela que vem por pessoas que querem te atingir, te deixar para baixo, geralmente vem de hates de Literatura Nacional. Muito cuidado com essas críticas.

Estou realmente muito contente pelo feed que esse Guia está tendo. Eu fico realmente extremamente feliz de estar conseguindo ajudar os escritores que começaram agora a começarem da forma correta e poupar o tempo que eu não poupei errando para poder acertar.

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Guia de bolso para escritores iniciantes (Como Você Aceita Críticas?) #10

  1. Pingback: O Que é um Bom Livro? | SteLivros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s