Guia de bolso para escritores iniciantes (A Importância da primeira página ) #8

o-livro_3591_1024x768Eu gosto de dizer que a primeira página de um livro é o convite para que o leitor conheça sua obra. A primeira página de um livro é a porta do leitor para o seu universo, por isso é muito importante que você faça um início de livro bom, pois ele vai definir se o leitor vai virar a página ou não.

Primeiros parágrafos

Os primeiros parágrafos do seu livro têm que ser impactantes, você tem que capturar a atenção do seu leitor à partir do primeiro parágrafo do seu livro. Uma técnica que eu usei na escrita do meu primeiro livro de A Sociedade Secreta dos Guardiões, foi fazer uma ligação do primeiro paragrafo com uma trama muito importante da história, e isso funciona muito bem. Saiba capturar a atenção do seu leitor de primeira.

Gatilhos mentais

Eu estou guardando um artigo completo para falar mais sobre essa técnica que estudei por algum tempo antes de começar a escrever. Mas passando um pouco por cima no assunto. Você pode usar gatilhos mentais para prender a atenção do seu leitor, fazendo ele querer ler cada vez mais do seu livro. Um gatilho mental que funciona muito bem é você causar estranheza.

Por exemplo: Hector via a cidade de Nova York de ponta cabeça, agora sentindo o terror passar por todo o seu corpo, ao ser segurado de ponta cabeça pelos pés. O leitor vai pensar, “ caramba, o que será que Hector fez para estar sendo ameaçado? ” Estranheza gera curiosidade.

Comece o livro pelo fim

A dica parece estranha né? Mas calma, vou explicar. Dependendo do seu livro, você pode começa-lo pelo fim, e depois voltar para o inicio. Ou se preferir, comece pelo clímax. Vamos supor que seu livro comece com o protagonista correndo de carro e vários policiais atrás dele, aí depois você interrompe a cena em uma parte e estratégica e diz: “calma aí, vou explicar do início como eu entrei nessa confusão” você acabou de capturar o seu leitor, que com certeza vai querer ler o livro todo para descobrir o porquê dos policiais estarem atrás do seu protagonista.

Essas são algumas das dicas para criação de uma primeira página que com certeza vai capturar a atenção do seu leitor. Essas dicas me salvaram muito no começo da minha escrita, e fico feliz de estar passando algo que pode ajudar muitos que estão começando.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s