[Resenha] Sonata em Punk Rock

Resultado de imagem para sonata em punk rock vendaTítulo: Sonata em Punk Rock

Autora: Babi Dewet

Editora: Gutenberg

Classificação: 5/5

ISBN: 9788582353899

Sinopse:”Por que alguém escolheria uma orquestra se pode ter uma banda de rock? Essa sempre foi a dúvida de Valentina Gontcharov. Entre o trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, o sonho de viver de música estava, aos poucos, ficando em segundo plano. Até que, ao descobrir que tem ouvido absoluto e ser aceita na Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, a garota tem a chance de seguir uma nova vida na conhecida Cidade da Música, o lugar capaz de realizar todos os seus sonhos.No conservatório, Tim, como prefere ser chamada, terá que superar seus medos e inseguranças e provar a si mesma do que é capaz, mesmo que isso signifique dominar o tão assustador piano e abraçar de vez o seu lado de musicista clássica. Só que, para dificultar ainda mais as coisas, o arrogante e talentoso Kim cruza seu caminho de uma forma que é impossível ignorar. Em um universo completamente diferente do que estava acostumada, repleto de notas, arpejos, partituras, instrumentos e disciplina, Valentina irá mostrar ao certinho Kim que não é só ele que está precisando de um pouco de rock¿n¿roll, mas sim toda a Cidade da Música.”



O que dizer desse livro que me conquistou de cara?! Sonata em Punk Rock conta a história de Valentina, ou Tim. Uma garota de 20 anos que é apaixonada por música e que vive uma vida bem simples com sua mãe.

Tim, mesmo sabendo que não poderia pagar, se inscreveu no processo seletivo para ingressar na Academia Margareth Vilela, uma academia de música, o conservatório mais famoso do Brasil. Para sua surpresa (ou não) ela foi aceita, mas e agora?! Como pagaria?! Sua única saída foi aceitar a ajuda de seu progenitor, um famoso violinista. O pai de Tim não a assumiu quando a mesma nasceu e, devido a isso, a garota o detesta e faz de tudo para não depender dela na academia e evita utilizar seu sobrenome.

Valentina havia tentado traçar um plano: pediria um empréstimo no banco ou se ofereceria para trabalhar de graça no conservatório. Era do tipo que não desistia sem lutar. Só que o destino pode ser irônico quando convém, e, por mais que ela não gostasse, trazia uma solução.

Logo no primeiro dia, Tim, ajuda um garoto com cara de asiático que estava colocando “as tripas para fora” no dormitório. No dia seguinte ela descobre que o menino é Kim, o filho da diretora, um menino que, aparentemente não se importa com nada e ninguém que anda pelos corredores como se fosse o dono do lugar e que trata Tim muito mal.

O que mais me chamou a atenção no livro foi a personalidade da protagonista. Tim era rotulada a esquisita, tudo porque não se encaixava nos padrões da academia, mas não se deixava abater, ela simplesmente ignorava e seguia sua vida. Ela não mudou seu estilo para agradar a sociedade, ela foi ela mesma e arrasou!

O livro me ensinou que, mesmo que as coisas estejam ruins e difíceis, não podemos desistir, temos que tentar até conseguir, nossos sonhos merecem ser vividos. Aquelas noites que passamos acordados para estudar, treinar para uma matéria irão valer a pena num futuro próximo.

Se você pode sobreviver ao próximo minuto, você pode aguentar qualquer coisa na vida.

Durante a história podemos ver o amadurecimento das personagens e conseguimos também entender o comportamento de outros. Outro ensinamento que a autora nos deixou foi o de que não devemos julgar uma pessoa por suas roupas ou sua origem. Não é porque uma pessoa se veste “mal” que ela não merece estar em um lugar, roupas não dizem nada a respeito de caráter!

Estava muito ansiosa para ler esse livro e, quando finalmente consegui, não o larguei até terminar. A leitura foi super rápida e eu amei cada linha, parágrafo, página e capítulo, parabéns a autora! ❤ ❤ ❤

Se você está procurando uma leitura leve e cheia de ensinamentos esse é o livro perfeito!

 

Anúncios

2 comentários sobre “[Resenha] Sonata em Punk Rock

  1. Oies! Eu li esse livro no ano passado e adorei 🙂 Todo o clima do conservatório é muito empolgante e adorei a personagem Sarah ❤ Estou ansiosa para o próximo livro da série que terá como protagonista minha xará, hahaha. Se quiser conferir minha resenha vou deixar o link: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2016/12/06/resenha-sonata-em-punk-rock-por-babi-dewet-serie-cidade-da-musica-i/

    Bjos da Cah!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s