Resenha: Orgulho e Preconceito

No romance escrito por Jane Austen, temos Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de um casal Inglês, típico do século dezenove, não tão ricos porém seguidores dos bons costumes.

Lizzy é a segunda irmã mais velha, com uma personalidade instigante e detentora de um forte pensamento crítico. A jovem deixa bem claro que não quer se casar apenas por conveniência, e sim por amor, faceta difícil de ser realizada na época.

Em um dos fatídicos bailes em que as irmãs Bennet comparecem vai o jovem  Sr.Bingley, um cavalheiro sorridente e afetuoso, que comprou uma rica propriedade chamada de Netherfield, e está sendo muito bem recebido pela sociedade, juntamente com sua irmã orgulho-e-preconceito-121Caroline Bingley, e o rico amigo Fitzwilliam Darcy.

A irmã mais velha de Lizzy, Jane inicia instantaneamente uma relação com Sr. Bingley, que a tira pra dançar várias vezes. Em meio ao baile, Elizabeth é confrontada com a rejeição do amigo de Bingley, Sr. Darcy, que em meio a uma conversa com o amigo, a qual a jovem moça escutou sem ser notada, disse que não a considerava suficientemente bonita ou adequada.

Daí em diante, com seu orgulho ferido, Lizzy decide tratar Darcy com uma pitada de impertinência e sagacidade, próprias da moça. Ambos os jovens são muito peculiares, e tratam um ao outro de forma inesperada, em meio a uma sociedade que pregava fielmente as boas maneiras.

A autora mais que ilustre desse clássico nos presenteia com um romance cheio de reviravoltas e magia, com um grande enredo e um desenvolvimento de personagens maravilhoso.

A história já foi adaptada para vários filmes. Ao qual também vale a pena assistir!

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha: Orgulho e Preconceito

  1. Pingback: Indicações de Leitura | Ste Sincero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s